Emissão postal comemorativa pelos 80 anos da FEB
Na última quarta-feira, 9 de agosto, os Correios lançaram selo personalizado e carimbo comemorativo em homenagem aos 80 anos da Força Expedicionária Brasileira – FEB. A solenidade foi realizada no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (Avenida Infante Dom Henrique, 75 – Glória – Rio de Janeiro).
Criada em 9 de agosto de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, a FEB e seus mais de 25 mil combatentes ajudaram a escrever a história do Brasil e do mundo, sendo a Força Expedicionária Brasileira a única divisão de infantaria sul-americana a tomar parte dos combates no teatro de operações da Itália, atuando vitoriosamente contra o exército alemão por 239 dias seguidos.
O Reate 1, Pablo Romão, representou os Correios durante o lançamento filatélico, que contou com a presença de autoridades civis e militares. Para as obliterações, foram convidados o vice chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro; o diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Brigada Luciano Antonio Sibinel; o General Arruda, antigo comandante do Exército; e o Coronel Luciano Allevato Magalhães, diretor do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM).
“Com a emissão do selo e carimbo comemorativos, os Correios deixam registrados na filatelia uma marca histórica e permanente do seu reconhecimento ao aniversário de 80 anos da Força Expedicionária Brasileira, para que esta geração de grandes homens, que colaboraram diretamente com a ordem e o progresso do Brasil ao longo de sua história, jamais seja esquecida”, destacou o Reate Pablo.
Sobre o selo – A emissão postal personalizada destaca a logo da FEB, a cobra fumando um cachimbo, que representa uma resposta àqueles que diziam, em tom de desdém, “só se a cobra fumasse que o Brasil teria capacidade de ir guerra”. Acima do logo, o nome da delegação militar e o período comemorativo. Abaixo, o texto “a cobra fumou”.
A arte do selo é finalizada com a descrição “Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial”, como uma referência ao mausoléu subterrâneo onde estão sepultados 462 soldados brasileiros que lutaram nos campos de batalha na Itália, e com o distintivo do MNMSGM (Monumento Nacional Dos Mortos Da Segunda Guerra Mundial).
O carimbo comemorativo traz os mesmos elementos estampados no selo personalizado. Ao centro, uma composição com a arquitetura do monumento, a logo da FEB, o registro dos 80 anos e o lema da delegação militar. Circundando a arte, na parte superior, o nome força militar e, na parte inferior, as informações padrão do carimbo, com Correios, local e data. (Fonte: Correios)