A Associação Cultural Filacap foi fundada em 1º de maio de 1972 com o nome de Clube Filatélico de Cachoeira Paulista.
O primeiro movimento associativo em torno da Filatelia em Cachoeira Paulista entretanto, aconteceu em 12 de setembro de 1957 com a fundação do Clube Filatélico do Ginásio Estadual de Cachoeira Paulista, depois Clube Filatélico Ovídio de Castro. Este movimento foi uma iniciativa do professor Luiz Fausto Reis, incentivado pelo projeto da Secretaria Estadual de Educação para criação de clubes filatélicos escolares nas escolas estaduais. De curta duração, o clube encerrou suas atividades no final de 1960.
Durante algum tempo as atividades filatélicas na cidade ficaram restritas à publicação de artigos escritos por nós elaborados em colunas de jornais locais e da região. Somente em 1972, visando incentivar mais o movimento filatélico na cidade, o colunista reuniu um grupo, na maioria jovens estudantes, e, com apoio de associados do Clube Filatélico e Numismático de Lorena, fundou a entidade que depois teria o nome de Associação Cultural Filacap.
Nesta época, foi de suma importância o apoio do Clube Filatélico e Numismático de Lorena, por este motivo sendo considerado o clube padrinho da entidade então criada. Também foram importantes o apoio de filatelistas e jornalistas filatélicos e de entidades como a ABRAFITE, ABRAJOF e, mais tarde, FEBRAF, entre outras. Por diversas ocasiões os Correios apoiaram os eventos filatélicos realizados pela associação.
O grande impulso, para firmar de vez existência da entidade, foi a realização, em 1973, de uma exposição filatélica em homenagem ao centenário do nascimento de Alberto Santos Dumont, idealizada pelo pesquisador filatélico Carlos dos Santos Pinheiro, do Rio de Janeiro/RJ, tornando o Clube Filatélico conhecido em outras regiões do País e mesmo no exterior. Seguiram-se exposições de grande repercussão nos anos de 1974 e 75, firmando de vez a existência do Clube Filatélico.
Em 1975, também com o objetivo de reforçar a Filatelia e outras formas de colecionismo, foi criado o jornal FILACAP, uma abreviação de Filatelia de Cachoeira Paulista. A publicação tomou uma proporção que, praticamente, possibilitou a existência da entidade até nossos dias. O Clube Filatélico de Cachoeira Paulista ficou mais conhecido pelo nome do jornal e passou, oficialmente, a adotar o nome de Associação Cultural Filacap.
A realização de Encontros, mostras filatélicas, cursos sobre Filatelia e palestras tanto em Cachoeira Paulista como em cidades da região reforçaram o nome da associação como entidade cultural.
Galeria de fotos